Exposição "Pernambuco por J. Borges"

-
+
-
+
-
+
Selecione a idade das crianças!

Exposição “Pernambuco por J. Borges".

A exposição “Pernambuco por J. Borges” traz como temas a riqueza natural e cultural de Pernambuco representadas pelas paisagens da Zona da Mata; a vegetação do Agreste; o Sertão; a música e o folclore; o São João; o show de Luiz Gonzaga; personalidades ilustres como Ariano Suassuna, Francisco Brennand e Nossa Senhora da Conceição; as questões sociais ligadas à falta de água e vida rural; a presença de Lampião junto aos pobres e o namoro no interior, em cima do cavalo, explorando assim temas amplos e centrais que fazem da Cultura Pernambucana, um capítulo singular no repertório nacional.

José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges é um dos mestres do cordel, um dos artistas mais celebrados da América Latina e o xilogravurista brasileiro mais reconhecido no mundo.

J. Borges tem recebido vários prêmios e distinções, entre os quais se destacam os concedidos pela Fundação Pró-Memória (Brasília, 1984), pela Fundação Joaquim Nabuco (Recife, 1990), pela V Bienal Internacional Salvador Valero (Trujilo/Venezuela, 1995), a comenda da Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura, 1999), recebeu o prêmio UNESCO na categoria Ação Educativa/Cultural. Em 2002, foi um dos treze artistas escolhidos para ilustrar o calendário anual das Nações Unidas, com a
xilogravura “A Vida na Floresta”. Em 2006, foi tema de reportagem no The New York Times.

Suas xilogravuras ilustram livros publicados no Brasil, na França, em Portugal, na Suíça e nos Estados Unidos.

São de sua autoria, entre outras, as seguintes obras: “Gravuras de J. Borges” (Recife: Galeria Nega Fulô, 1973), “Xilogravuras de J. Borges” (Recife: Galeria Ranulpho, 1975), “No Tempo que os Bichos Falavam” (Olinda: Casa da Criança de Olinda e Instituto Nacional de Folclore, 1983), e “Poesia e Gravura de J. Borges” em parceria com Silvia Coimbra (Recife: sem editora, 1993). Elas são encontradas também em capas de discos como Quinteto Violado, Festival de Violeiros, Nordeste Cordel, Repentes e Canção.


Desde 2006, J. Borges é considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco, título outorgado pelo Governo do Estado.


Se você estiver em Maragogi-AL durante o esse período, gostaríamos de convidá-los a aproveitar a cultura, a arte e a música, em um dos lugares mais gostosos para contemplar à vista do mar, e experimentar as delícias do nosso Netun Restaurante, enquanto aprecia uma boa música, rodeado de beleza e arte!

Programação

Aberto ao público geral (visitantes e hóspedes) das 10h às 17h (horário de Brasília) com entrada franca. A exposição fica em exibição até o dia 30/04. Mais informações, na área de “Detalhes” desta mesma página.

Detalhes

Telefone:(81) 82 3296 1616

Whatsap: (81) 82 9352 7635

Onde:  Av. Beira Mar, 59, Centro, Maragogi (AL)
E-mail: recepcao@hotelareiasbelas.com.br


Share by: